Vacas morrem atingidas por raio durante temporal em Erval Seco

Morte de vacas causou prejuízo de R$ 16 mil a produtor, segundo Emater — Foto: Dieter Windmoller/Emater

Quatro vacas morreram atingidas por um raio na madrugada de quinta-feira (30) em Erval Seco, no Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) Dieter Windmoller, elas estavam prenhas.

Conforme o técnico, os animais ficavam soltos em uma propriedade privada, em espaço delimitado por piquetes, e procuraram abrigo embaixo de uma árvore que estava dentro do local durante um temporal.

"Elas se protegeram nas árvores que ficam dentro dos piquetes", diz Windmoller. O técnico ainda explica que, por estarem prenhas, estavam separadas do resto do rebanho, pois não podem ser ordenhadas nos últimos 60 dias antes do parto.

Segundo o técnico, as vacas estavam a uns 10 metros da cerca e, mesmo assim, foram atingidas. O prejuízo foi de R$ 16 mil. O extensionista rural recomenda que os produtores evitem cercas muito compridas e árvores dentro dos piquetes.

"Mas é difícil, pois os animais normalmente procuram esses locais pra se abrigar. Nesse caso estavam a uns 10 metros da cerca e mesmo assim foram atingidas. O raio pegou no chão próximo a árvore onde estavam", afirma.

Animais eram criados dentro de piquetes, e estavam separados do rebanho pois não estavam sendo ordenhadas — Foto: Dieter Windmoller/Emater

Fonte: G1


Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário